Lar

O Lar Elias Moreira Neto destina-se, na parte residencial, ao alojamento e utilização temporária ou permanente de pessoas idosas (ou outras), em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia. Proporciona serviços permanentes e adequados às necessidades biopsicossociais dessas pessoas,  num total de sessenta e quatro, sendo que cinquenta são do sexo feminino (o correspondente a 78 por cento) e os demais catorze são do sexo masculino (22 por cento), com idades compreendidas entre os 55 e os 102 anos, pelo que a idade média é de aproximadamente 86 anos. 
 
Assim, na instituição reside apenas uma pessoa cuja faixa etária se situa entre os 50 e os 59 anos (1,5 por cento); há quatro residentes com idade compreendida entre os 60 e os 69 anos (6,3 por cento); oito residentes têm entre 70 e 79 anos (12,5 por cento); a maioria dos residentes, trinta e um, têm entre 80 e 89 anos (48,4 por cento); entre os 90 e os 99 anos há dezassete residentes (26,6 por cento); e, finalmente, os três residentes mais velhos têm uma idade compreendida entre os 100 e os 109 (4,7 por cento). Alguns residentes têm um grau de dependência ligeira ou são autónomos, enquanto os demais, na sua maioria, têm um grau de dependência elevada.
 
O Lar, atualmente em obras de intervenção, encontra-se dividido, no 1.º andar, em três partes fundamentais, denominadas “secção das mulheres”, “secção dos homens” e “parte nova”, todas elas sob orientação das religiosas que prestam os seus serviços na instituição. Assim, a secção das mulheres é constituída por quatro quartos de três camas, um quarto de casal, uma copa e uma sala de repouso; a secção dos homens possui também quatro quartos de três camas, um quarto de casal e um quarto individual. Na parte nova, quase todos os quartos individuais, num total de sete, têm casa de banho privativa, a que se juntam outros tantos com duas camas cada, assim como uma copa. No 2.º andar, há seis quartos privados: um dos quartos é de casal, outro é quarto múltiplo de três camas e dois são quartos com duas camas cada. 
 
A assistência médica e de enfermagem é efetuada por quatro médicos, sendo um deles psiquiatra, e três enfermeiras. Há ainda programa de fisioterapia.
 
Para mais informações, dirija-se aos nossos serviços ou consulte o documento em anexo:
design by sainf.com
Irmandade da Misericórdia de Paredes © 2017